Porque não investir na experiência de usuário pode levar seu e-commerce à falência

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Não é segredo que as vendas virtuais estão transformando o comércio brasileiro e mundial. Fazer compras por um e-commerce, sem precisar sair do conforto de casa, já se tornou preferência e algo rotineiro para grande parte da população.

É o que aponta uma pesquisa realizada pela Compre & Confie, empresa de segurança digital para compras na web, ao mostrar que somente no primeiro trimestre de 2019, as vendas virtuais aumentaram 23% em relação ao ano passado.

Em contrapartida, este crescimento revela o cenário de um mercado competitivo, onde empresas que não oferecem e-commerce para a venda de seus produtos caem no esquecimento e facilmente vão à falência.

Mas este risco certamente vale também para lojas virtuais que oferecem uma experiência de usuário ruim. Tal conclusão é confirmada pelos dados do blog Uxeria, que indicam que 70% dos negócios online fracassam por conta de problemas de usabilidade.   

O papel do design UI/UX no e-commerce

Pensar nas necessidades de seus clientes e estabelecer uma experiência focada no usuário em seu e-commerce pode gerar grande potencial para vendas, já que um cliente satisfeito irá retornar e possivelmente recomendar sua plataforma.

Um e-commerce que tem o design focado no usuário tem como resultado uma boa navegação para seus clientes. É essencial que o caminho a tomar seja claro e guie o usuário até o final, caso contrário, é provável que ele desista.

Os sites com melhores UX têm aumento no engajamento de clientes e pode, inegavelmente, derrubar a concorrência que oferece experiências de usuário ruins.

São diversos fatores que devem ser levados em consideração na criação de um site de vendas virtual. Confira alguns:

Velocidade do site

Um site lento pode causar grande insatisfação. É o que pode ser notado conforme uma pesquisa da BBC, que mostrou um abandono de 10% dos usuários para cada segundo de carregamento.

Sob o mesmo ponto de vista, a plataforma Think With Google revelou que em 53% das vezes, visitantes de acesso mobile abandonam o site caso ele leve mais de 3 segundos para abrir.  

As soluções para este problema variam entre desinstalar plugins que não são utilizados, minificar CSS, HTML e JavaScript, comprimir recursos, entre outros.

É possível calcular a velocidade de seu site no Think With Google.

Jornada do usuário

Criar um caminho de navegação claro é essencial para qualquer site.  Dessa forma, páginas com erros ou falta de informações que indicam o passo seguinte influenciam diretamente no número de abandonos. Isso pode ser visto em uma pesquisa que mostra que as chances de um carrinho ser abandonado são de 82% (conforme o estudo do Atlas).

Entenda melhor a importância da jornada do usuário aqui.

Interface

A beleza atrai, e com websites não é diferente. Os usuários formam 75% de suas opiniões sobre a credibilidade de um site baseadas somente pela estética, de acordo com a British Computer Society. Mas não se engane, não basta ter um site “bonitinho” e pecar na usabilidade.

Conheça o seu público

Definir as ‘personas’ de sua marca permite a criação de serviços precisos e, dessa forma, oferecer uma navegação personalizada e baseada totalmente nos interesses destas personas. Entenda melhor sobre este assunto em nosso artigo sobre personas.

Uma pesquisa realizada pela BCG apenas ressalta a importância de oferecer uma interação personalizada. Ela aponta que empresas que coletam dados de seu público e os transformam em estratégias têm uma enorme diferença no faturamento: elas geram uma receita 20% maior do que as que não fazem o mesmo.

Tenha um site responsivo

Quatro entre cinco pessoas visitam algum e-commerce por meio de dispositivos mobile.

Atualmente, número de usuários de dispositivos mobile ultrapassa os 4 milhões e aumenta a cada dia.

Estudos apontam que quatro entre cinco pessoas visitam lojas online por meio de seus smartphones. Dessa forma, otimizar a conversão entre dispositivos nunca foi tão importante para o sucesso de uma plataforma virtual.

Em suma, garantir um bom acesso por meio de qualquer dispositivo é se importar com os usuários/clientes. É oferecer a eles a liberdade de escolher por onde acessar – e garantir que este acesso será agradável.

No Estúdio Flow, aliamos a tecnologia e o design para a elaboração de produtos digitais inovadores e capazes de fortalecer e diferenciar a sua marca no mercado.  Trabalhamos com a criação de interfaces atrativas e acessíveis, elaboradas totalmente de acordo com as necessidades de seu público! Que tal um bate-papo?

Referências:

E-commerce Brasil

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