Entenda como a redação UX pode aprimorar a jornada do user.

Nem só de estética vive um produto digital. Ao lado do design e da pesquisa, o conteúdo é um dos pilares essenciais para o design e estruturação da experiência do usuário em apps, sites, jogos, etc.

Uma palavra pode determinar todo o futuro da jornada de um usuário. Pensando nisso, a UX Writing - ou redação UX, traz à mesa dicas e estratégias para a implementação de textos claros e pensados para guiar o usuário direto ao seu objetivo.

A forma como uma marca se direciona a seus clientes pode ser essencial na construção do relacionamento entre as partes. Podemos analisar diversos exemplos de marcas que se destacam pela forma como se relacionam com seus users, como Netflix e Nubank.

Tendo em foco tanto as necessidades de seus usuários, quanto da marca, a redação UX busca a aplicação das palavras ideais para transmitir um objetivo de forma rápida e clara.

Ela começa como qualquer outro projeto: identificando os propósitos, as oportunidades e as limitações.

Está presente em todo e qualquer tipo de conteúdo escrito que houver em uma plataforma, por exemplo: títulos, rótulos, botões, descrições, notificações, alertas, etc.

Criando um tom de voz

Criar um tom de voz possibilita que todos que criam qualquer tipo de conteúdo textual estejam na mesma página. Isso possibilita, portanto, que todos sigam a mesma linha de criação.

Ter um tom de voz definido apresenta consistência em qualquer ação que o usuário realizar. Contribuindo, assim, para fortalecer a afinidade entre ele e o produto.

Já é comum que grandes empresas apliquem regras e orientações do tom de voz dentro de seu próprio design system.

Quadro de voz

O desenvolvimento de um quadro de voz da marca servirá como guia de padronização conforme novos membros são adicionados ao time.

Neste quadro, são inseridos informações relacionadas aos princípios do produto, como: conceito, vocabulário, gramática, pontuação, entre outras métricas.

Ele é desenvolvido após muito estudo da marca e pesquisa com usuários e clientes. Apenas dessa maneira será possível criar um quadro de voz eficiente para determinado público.

Uma plataforma consistente não apenas no design, como também na linguagem, gera credibilidade e confiança em um produto digital.

E aí, será que você está aproveitando tudo que a redação pode oferecer? Vamos agendar uma conversa?